Rotina diária + Dicas para aproveitar melhor o tempo

Rotina diária + Dicas para aproveitar melhor o tempo

Estamos adorando falar com você sobre divisão de tarefas de casa para casal e sobre como trabalhar de casa. Já fazia um tempo que queria falar sobre esses assuntos práticos, já que muitas pessoas perguntam lá no @apto161. Mas, o assunto de hoje, apesar de parecido, vai abrir nosso mês do bem estar aqui no blog. E, por que não começar falando da nossa rotina diária?

Por algum tempo eu, Mayara, achei que viver uma vida sem rotina diária seria algo incrível. Me enganei profundamente. Nos últimos 2 anos tive a oportunidade de fazer meu horário e não ter uma rotina me levou para um caminho muito difícil!

Demorei para entender que minha sensação de improdutividade estava totalmente relacionada com a falta de rotina. Mas como atingir algo grande? Sempre com pequenos passos, uma coisa de cada vez.

Já testei muita coisa, mas existe uma rotina diária que funciona muito para mim e vou dividir com você. Tenho uma rotina definida pelo menos para a parte da manhã e da noite. Essas poucas horas mudam todo o meu dia! Eu até chamo de ‘ritual’, porque se tornou um hábito já.

Minha rotina diária: Ritual da manhã

  • Acordo cedo (gosto das 6h);
  • Tomo um copo de água;
  • Faço meditação (gosto do App Insight Timer);
  • Pratico algum exercício (tento todos os dias pelo menos 30 minutos! – gente, o que são 30 minutos? Tem vídeo no YouTube, escada do condomínio. Até em tempos de quarentena podemos nos exercitar!);
  • Tomo banho;
  • Café da manha, escovo os dentes e estou pronta para o meu dia;
  • Quando são 8h30 já fiz TANTA coisa que me sinto super motivada para continuar a fazer um dia produtivo.

Essa adaptação leva um tempo, mas foi onde me encontrei. Tenho a sensação de que o dia rende muito mais. Aliás, quando chega a hora do almoço consigo ver quanta coisa já rendeu por aqui.

Minha rotina diária: Ritual da noite

  • Tento fazer refeições mais leves à noite;
  • Alguns dias da semana faço meu SPA em casa;
  • Pelo menos 1 hora antes de dormir tomo uma xícara de chá (para relaxar) e procuro deixar o celular de lado;
  • Leio algumas páginas do meu livro da semana;
  • Alguns minutos antes do horário que quero estar dormindo já vou para cama.

Por aqui é assim!! 🙂

Sempre penso que todo mundo tem 24h todo dia. Não importa quem seja, onde more, como vive, todos (sem exceção) têm o mesmo tempo. As responsabilidades são diferentes? Sim. Mas, será que às vezes não precisamos de mais horas no dia e sim administrarmos melhor o que já temos? Tenho pensado nisso…

Quero te ajudar com sua rotina

Já estou imaginando você agora pensando em como anda a rotina diária por aí. Acertei? É aquilo que eu sempre falo, sobre ser uma troca. A gente pode sempre aprender uns com os outros e dividir o que dá certo!

Por isso, separei algumas dicas para você tentar aplicar aí na sua casa, mas faça conforme seu estilo de vida. Faça uma rotina que te permita viver uma vida mais leve, sem deixar de ser organizada.

Aliás, quem precisa trabalhar de casa, como eu (agora na quarentena), pode fazer uma rotina bem estabelecida para aproveitar melhor o dia.

Como fazer seu ritual da MANHÃ?

  • Defina o horário de acordar todos os dias

Você já viu que gosto de acordar cedinho – junto com o sol. Afinal, amo essa sensação e faz muito bem para a saúde. Especialistas dizem que todo mundo precisa de pelo menos 5 minutos por dia no sol (a luz da manhã já ajuda).

  • Tente meditar ou ler um trecho de um livro alegre, que tem boas reflexões.

Eu gosto muito do livro ‘minutos de sabedoria‘. Ele tem textos curtos e rápidos, mas muito profundos. Começar o dia com bons pensamentos faz toda diferença.

  • Já falei do exercício, mas não custa repetir!!! 🙂

Mesmo que seja um alongamento, tente fazer algum tipo de exercício físico e você vai ver como terá mais disposição.

  • O que acha de um café da manhã bem gostoso?

Talvez você não goste muito do café da manhã, mas sei que é a refeição favorita de muita gente! De qualquer forma, se você mora com alguém – talvez com seu cônjuge – aproveite para fazer uma surpresa pela manhã… um café surpresa com bilhetinho. Ou simplesmente ter um tempo só seu.

Acha que consegue tentar? Tudo isso que falei pode ser feito antes das 9h. Fica a dica!!!

Como fazer seu ritual da noite

  • Procure descansar!

Sei que as pessoas mais noturnas usam a noite para produzirem. Apesar disso, acho que em algum momento precisamos descansar – principalmente a mente.

Tente evitar consumir informação que te cause ansiedade (noticiário, por exemplo) ou pensar muito nos problemas. Amanhã será um novo dia e se já estiver cansado à noite, não tome decisões importantes.

  • Tente se desligar um pouco

Hoje estamos muito conectados e as vezes é difícil não acessar o celular, mas aqui fica minha dica: fique um tempo desconectado. Seja de manhã, logo quando acorda, seja a noite, pouco antes de dormir… Dê prioridade para sua rotina!

  • Tenha o seu momento!

O que acha de um livro, um SPA em casa (com o que você quiser/puder) ou um filminho? Aproveite as noites para recarregar as forças, as vitaminas…

Vou deixar aqui a minha dica de como fazemos SPA em casa por aqui:

faça uma lista com 10 coisas para fazer por você

Esses dias vi essa dica e achei demais!! Aliás, acho que tem tudo a ver com o assunto de hoje. Se a gente parar pra pensar, será que estamos fazendo algo por nós enquanto vivemos ou só estamos vivendo? Você entende meu ponto?

Por isso, fazer pequenas coisas que gostamos, durante a semana, nos ajuda a ter um equilíbrio de prioridades. Não é só sobre trabalhar (por mais que amamos) ou cuidar da casa.

Pensando nisso, deixo a dica para você também:

  1. Liste 10 coisas que você AMA fazer. Pode ser um hobby, um lugar que gosta de ir, uma conversa com uma amiga, uma comida que gosta de preparar;
  2. Escolha pelo menos 2 para fazer na sua semana;
  3. Marque o dia e horário. Coloque como algo muito importante e tente não negociar.

Gostou da ideia? Depois me conte o que deu certo por aí! Nas próximas semanas vou continuar falando sobre autocuidado… acho que já tivemos um bom pontapé inicial. Concorda comigo?

Aproveite para ver os outros assuntos que deixei aqui no blog. Te indico começar com um post sobre como fazer um cronograma de tarefas de casa realista. Fique à vontade por aqui.

Beijinhos!!!! ❤

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.