Tarefas de casa: como fazer um cronograma realista

tarefas de casa sendo planejadas com mayara sentada na cama e usando tablet

Fazer todas as tarefas de casa, com a correria do da-a-dia, dá trabalho. Mas, não é impossível! A vida agitada nos exige muito e para poder conciliar todas as demandas é mais do que importante ter organização.

Já que por aqui amamos levar a vida mais leve, pensamos em uma forma de te ajudar a manter a casa sempre organizada, sem te deixar de cabelo em pé.

Liste todas as tarefas de casa

Cada casa tem uma urgência diferente. Além disso, os tamanhos não são iguais, nem a quantidade de moradores. Por isso, listar tudo o que precisa ser feito é a melhor maneira de não se perder.

Nossas dicas podem ser aplicadas tanto para quem mora em casa ou apartamento.

Primeiramente, você vai precisar fazer uma lista com todas as tarefas grandes, que vamos chamar de macro. Nesta lista entra tudo o que dá muito trabalho e gasta mais tempo. Algumas tarefas você pode até mesmo dividir em 2 dias diferentes.

Por exemplo: Lavar roupas. É uma tarefa grande, principalmente para famílias maiores. Você pode dividir essa tarefa em mais dias da semana, do que deixar tudo de uma única vez.

Depois de definir todas as maiores tarefas de casa, vai precisar criar a lista com aquelas que chamaremos de micro. Aqui entram aquelas que se repetem todos os dias, que levam menos tempo e que todos os moradores da casa podem ajudar.

Definindo os dias da semana para cada tarefa

Equilibrar as tarefas de casa é como fazer malabares. Mas, não tem motivos para se preocupar!

Você pode começar definindo quem fará cada tarefa e depois seguir para os dias da semana de maior disponibilidade de cada pessoa. Além disso, nessa administração você pode incluir também uma eventual diarista ou faxineira (que pode cumprir algumas tarefas macro).

Lavar roupas (macro)

Para lavar roupas brancas, que são geralmente mais complicadas de tirar mancha, o ideal é escolher um dia da semana, pela manhã. Antes de ir para o trabalho ou seguir para outras atividades pode deixá-las de molho e à noite colocá-las para lavar na máquina e em seguida no varal.

Mas, colocar roupa no varal de noite funciona? E, por que não? Aliás, para quem vai passar o dia inteiro fora, essa solução é ideal. Quem tem a função de ‘adiar fim’ na lavadora, pode inverter o horário de lavagem. Você pode colocar na máquina de lavar as roupas brancas de noite e programar para colocá-las no varal logo pela manhã, antes de sair.

Para lavar roupas escuras e roupas coloridas escolha outro dia da semana, assim como lavar toalhas, intercalando com a lavagem das roupas brancas, caso tenha pouco espaço para secar ou não tenha secadora. Para quem mora em apartamento pequeno, nossa dica é para que evite os fins de semana para lavar roupa, assim você pode receber visitas à vontade, sem se preocupar com roupas no varal ou visíveis – se sua lavanderia ficar em local muito exposto.

Passar roupas (macro)

A melhor técnica para ajudar aqueles que não gostam muito de passar roupas, é a de colocar camisas e roupas de algodão penduradas no varal em um cabide.

Você pode programar passar roupas de casa em um domingo pela manhã ou à noite, por exemplo. Enquanto faz essa tarefa pode também fazer um curso online, ouvir um podcast, etc. Divida os dias entre os dias de passar roupas e os de passar todo o enxoval (cama, mesa e banho). Quem costuma contratar uma diarista, pode deixar essa tarefa com ela também.

Faxina pesada (macro)

Antes de mais nada, vale lembrar que o objetivo é a praticidade. Então, certamente a faxina pesada vai ter que ser diluída entre os dias também. Ou seja, não ser realizada de uma só vez. Em contrapartida com o que geralmente acontece, já que as pessoas costumam limpar tudo em um único dia.

Acima de tudo está a sua rotina pessoal e o que se encaixa na sua realidade. Mas, se puder limpar o vidros e banheiros no sábado, pode tirar o pó dos móveis na quarta à noite. Com certeza, se tiver mais ajudantes, conseguirá dobrar a quantidade de atividades.

Vale lembrar que o trabalho de faxina pesada não deve ser feito por diarista e sim por uma faxineira. O vínculo empregatício de ambas é o mesmo, mas as funções não. Abaixo só o que a faxineira ou os moradores da casa podem fazer:

Algumas atividades a ser consideradas pesadas:

  • lavar vidros e janelas;
  • lavar banheiros (azulejos, box e chão);
  • limpar grade da coifa;
  • desengordurar fogão e forno;
  • lavar tambor da máquina de lavar;
  • lavar quintal ou varanda;
  • aparar a grama;
  • tirar pó dos móveis;
  • esfregar a calçada (se morar em casa).

Trocar o enxoval (micro)

O enxoval, que é composto pelos itens de cama, mesa e banho, deve ser trocado a cada 3 dias. Algumas pessoas preferem fazer a troca semana, mas por causa do suor e, principalmente no verão, a troca acaba sendo mais frequente.

Administre de forma que aos fins de semana você tenha um jogo novo de enxoval.

Cuidar das plantas (micro)

Você também gosta de cuidar de plantas, assim como nós? É, antes de tudo, importante saber quais são as plantas para apartamento que você pode usar – se este é o seu caso. Depois disso, pesquise sobre as plantas escolhidas. Algumas vão pedir regagem semanal, outras todos os dias. Cada planta também pede um período melhor para regar. Fique atento a isso!

Tirar o lixo (micro)

Assim como as plantas, você vai definir o calendário de tirar o lixo de forma pessoal. Cada bairro e cidade tem coleta de lixo em dias diferentes. Se lembre que separar o lixo e reciclar corretamente é extremamente importante.

Organizar casa (micro)

Organizar a casa é basicamente colocar as almofadas no lugar, arrumar a cama todos os dias, colocar a toalha de banho usada no varal, e todas as tarefas que são práticas e simples para a casa ficar visivelmente em ordem.

Fazer compras (micro ou macro)

As compras de supermercado são feitas de acordo com a necessidade de cada família. Quem gosta de aproveitar as promoções, não consegue comprar tudo em um único dia. Mas, coloque na sua lista quais dias você costuma ir ao supermercado e com que frequência, lembrando sempre de verificar os itens essenciais que precisa ter, para não faltar!

Lavar a louça (Micro)

Se você não tem uma lavadora de louças, tem que todos os dias lidar com a louça na pia, certo? Vamos definir essa tarefa como micro, já que depende da quantidade de moradores e do quanto utilizam os utensílios de casa. Mas, já dizia o dito popular: ‘enquanto houver vida, haverá louça’. E não é verdade? Vale dividir essa função sim. Aliás, em algumas casas quem cozinha não lava a louça e vice-versa. Se funciona para você, pode ser uma ótima alternativa. Depois me conta se deu certo!

❤ 

Gostou da nossa lista de tarefas? Aqui no @Apto161 temos um novo morador, o Jaiminho. Nosso pet mudou nossa rotina e nossa divisão de tarefas. Isso acontece em toda casa que tem pet ou criança. As prioridades se tornam outras e precisamos de um tempo de adaptação também. Por isso, fizemos uma lista que possa caber na rotina da maioria das pessoas que precisam cuidar da casa, como nós. Mas, em breve vamos te dizer o que mudou aqui e quais tarefas cada um de nós faz.

Quer acompanhar mais da nossa rotina? Tem tudo no Instagram do @apto161. Te esperamos lá!

Até logo!!!

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.