Uma das perguntas mais comuns que recebo no Instagram (@apto161) é sobre como fazemos a divisão de tarefas de casa por aqui, já que somos um casal que trabalha fora e tem uma rotina intensa.
Bom, para responder essa pergunta preciso antes te dizer que cuidar da casa é um verdadeiro trabalho. Depois que nos casamos passei a ver com outros olhos todo o trabalho que minha mãe sempre teve. Você também passou por isso?
De fato, é tanta energia que gastamos para manter a casa em ordem, que chega a ser tão cansativo quanto trabalhar fora. Apesar de cada casa ter um tamanho diferente, o trabalho doméstico tem seu mérito.
Por isso, quero trazer para você uma perspectiva de como tem funcionado conosco e algumas dicas que você pode tentar aplicar aí na sua casa.
Por que casais têm mais dificuldades em dividir tarefas?
Muitas coisas podem fazer um casal entrar em atrito na hora de dividir as tarefas. Separei uma lista com alguns que consigo identificar, para te ajudar a resolver e entender melhor o outro também:
- Criação diferente: Cada um veio de uma família, de uma forma de criação e isso formou muito do que a gente acredita. Se seu cônjuge é de uma família onde todo mundo tem que lavar louça ou se só as mulheres fazem isso… Interfere muito!
- Um dos cônjuges não leva tão a sério o trabalho doméstico;
- Um dos cônjuges acha que o trabalho doméstico deve ser feito só por uma pessoa;
- Um não vê o que o outro faz, consequentemente acaba não dando tanta importância;
- Acúmulo de tarefas: o casal deixa chegar ao limite para poder limpar ou organizar;
- Um dos cônjuges fica mais sobrecarregado pelas tarefas que faz, mesmo quando há divisão;
- Expectativas não alinhadas: o casal tem pontos de vista diferentes e esperam um do outro de forma diferente.
Bom, eu poderia esticar ainda mais e ficaríamos só falando sobre os motivos… Mas, se você identifica algum desses pontos, podemos seguir para as formas de resolver!
Quero deixar aqui a sugestão do que funcionou para nós. Não é uma receita de bolo, que precisa ser exatamente assim. É simplesmente como tem dado certo por aqui.
Como fazemos nossa divisão de tarefas de casa
A primeira coisa que nos ajudou a organizar nossa rotina e dividirmos bem nossas tarefas, foi com o diálogo.
Parece clichê falar isso, mas é um ponto essencial. O diálogo nos permite expor como pensamos, conhecer o ponto de vista do outro e alinharmos as expectativas.
Se trata de entender qual é a forma que seria um meio termo para os dois. Sem extremismo mesmo. Tem que ter transparência e conversa sempre…
É importante que os dois estejam dispostos a fazer dar certo!
O pronto é: dividir as tarefas tem sido o melhor caminho para nós.
Os dois trabalham fora e a casa é dos dois. Então, não acho justo que apenas 1 tenha que pensar em tudo e fazer 80% das coisas. Mas é a MINHA realidade.
Além disso, nós aqui concordamos que: se os dois moram na mesma casa, o trabalho doméstico não é uma ajuda, mas dever dos dois.
Alguns pontos importantes:
- Ser transparente na comunicação;
- Definir quais são TODAS as tarefas da casa;
- Definir bem quem vai ficar responsável por qual tarefa, de modo que ambos saibam o que o outro faz;
- Distribuir as tarefas de modo que ninguém fique prejudicado por fazer de mais.
lista com nossa divisão de tarefas:
Sobre as tarefas de casa, olha como estão divididas as nossas hoje:
Tarefas do Bruno:
- Alimento e bebida do Jaiminho
- Limpar e organizar xixi e coco jaiminho
- Cuidar do lixo da cozinha e banheiros
- Fazer as compras de mercado – nossa comida e Jaiminho (Atacadão e Oba)
- Manter no dia a dia a lista mínima de mantimentos em ordem na casa
- Cuidar da manutenção da casa
- Lavar louça da Janta
Tarefas da Mayara:
- Fazer a lista do mercado (inicial e atualizada conforme necessidades)
- Lavar roupas
- Fazer a comida
- Lavar louça do almoço
- Colocar e tirar a mesa
- Manter organização geral da casa (passar um pano, organizar os sofás, passar cheirinho, organizar a mesa, etc)
- Levar Jaiminho no pet
- Ir na lavanderia / costureira quando necessário
Tarefa extra: o último que acordar arruma a cama!
Regra dos 15 minutos: organização geral antes de dormir.
Ah, nós aqui também contamos com a ajuda da Ilva, que uma vez por semana vem nos ajudar com a limpeza mais pesada (lavar roupas mais pesadas, limpar box, vidros, etc.).
Encontre o melhor jeito para você
Agora que você já viu como fazemos aqui no @apto161, quero sugerir que você busque encontrar a melhor forma do que funcionaria por aí.
Acredito que a tarefa domestica é ingrata porque a pessoa que faz pouco não vê o que foi feito por quem faz muito. E, consequentemente não dá tanto valor para o trabalho do outro. O oposto também acontece.
Por isso, acho muito importante dividir as tarefas. Às vezes é questão de simplesmente listar tudo e deixar de forma visual para que todos vejam o que está sendo feito.
Não só isso, mas independente de como você escolher dividir suas tarefas, se lembre de que não se trata de ser milimetricamente dividido por igual. Não é sobre quem faz mais ou menos, mas sobre os dois se ajudarem mutuamente a deixar a casa em ordem.
Se trata de nós darmos valor para o trabalho do outro, mesmo que pouco ou muito… Todo mundo pode melhorar nisso.
Quem faz ‘mais’ pode aprender a distribuir as tarefas, ser grato pelo que o outro faz – mesmo que pouco. Quem faz ‘menos’ pode ver como valorizar mais o esforço do outro, como demonstrar gratidão e até como aliviar a barra.
Esse não é um assunto fácil de falar, porque não é uma receita pronta. Nem quero que seja mesmo! Acho que se trata de como a gente ama e valoriza o trabalho do outro. De como a gente se abre para dizer que tá pesado e precisamos dividir melhor.
Minha dica final para sua divisão de tarefas:
De tudo o que você leu aqui, queria muito que ficasse claro que todas as partes precisam ceder e fazer sacrifícios. Não falo só de homem e mulher, mas eventualmente de filhos também. Membros da casa como um todo.
Sabe, eu poderia lavar uma louça, mas minha mãe fazia tudo. Hoje penso: “será que era pesado pra ela?” Talvez não, mas hoje pra mim é!
A vida fica mais leve quando nos colocamos no lugar um do outro e conversamos com sinceridade quando não estiver dando certo.
Por exemplo: não acho que o lugar de mulher é na cozinha. Mas, nosso lugar é de amar nossa família e cônjuge com o que temos para oferecer. E vice-versa. É uma troca. Se a comida do outro não é tão boa, por que eu não posso assumir essa parte? Se os dois cozinham bem, por que não ter um revezamento?
Enfim, era isso que queria muito dividir com você! Mas, não termina aqui! Tem mais…
Fiz uma lista para te ajudar
Fiz uma lista de tarefas de casa para te ajudar a se organizar. Já tem um artigo aqui no blog falando melhor sobre como como fazer um cronograma realista para suas tarefas.
Peguei todas as dicas que dei nesse outro post e fiz um checklist (100% grátis) para você baixar, imprimir e preencher com a divisão que der certo para vocês! A minha vou colocar na geladeira!!!
Se tiver mais dúvidas sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários. Vamos conversar mais!
Até logo,
Beijinhos