Algum lugar já te marcou pelo cheiro que tinha? Alguma loja de enxoval, de cosméticos ou até uma casa depois da faxina pesada? Se sua resposta é sim, vai adorar o assunto de hoje! Isso porque trouxemos algumas dicas para você reconhecer os tipos de cheirinho para casa que há no mercado, mas também descobrir como pode colocá-los como parte da decoração, mantendo a casa sempre perfumada e linda. 

Separamos alguns tipos de cheirinho para casa que facilmente você vai encontrar e não precisa escolher apenas um.  Aliás, embora o aspecto visual seja muito importante nos ambientes, através do nosso olfato podemos ter uma experiência mais marcante, profunda e duradoura. Melhor ainda quando o cheiro é muito, muito bom!

VELA

Aqui no @apto161 somos apaixonados por velas! Elas são a combinação perfeita entre o visual e o olfato.  

Geralmente as velas são responsáveis por um perfume mais suave e contribuem para uma iluminação aconchegante e relaxante. Por isso, não tenha receio de usá-las como item decorativo, caso more em uma cidade que é quente na maior parte do ano, por exemplo. Claro que, se quiser desfrutar do cheiro, é melhor esperar pelo inverno (no caso dessas cidades quentes). Já quem mora em São Paulo, como é o nosso caso, uma velinha é sempre bem-vinda! 

Dica de aroma: Há muita variedade de aromas e marcas de velas. Algumas não têm aroma e servem apenas para decorar. As velas com aromas podem trazer sensações diferentes. Aliás, em breve vamos falar aqui no blog qual aroma melhor combina com os ambientes. Já podemos adiantar que os cheiros cítricos são mais estimulantes e ajudam a melhorar a concentração. Os aromas como lavanda, por exemplo, ajudam a relaxar.

Dica na decoração: As maiores, feitas em vidros, podem ser usadas em mesa lateral na sala, por exemplo. Ficam lindas quando colocadas com flores e revistas. Já as velas menores podem ficar no banheiro e quarto. Você pode mesclar vários tamanhos de vela também. No banheiro, por exemplo, pode fazer uma composição em uma bandeja com vela + flores + saboneteira. São inúmeras formas de usar e é muito difícil errar quando falamos de velas. Aliás, elas já são lindas por si mesmas e são quase que uma peça coringa. 

Aromatizador / difusor de palito

O aromatizador em forma de difusor de palito é muito comum também e um ótimo cheirinho para casa.

Dica de aroma: Ele é capaz de prolongar o cheiro por mais tempo, pois o aroma é liberado aos poucos no ambiente. Mas, é importante lembrar de virar as varetas de vez em quando (alternando as pontas no líquido). Uma dica é para quem precisa de repelente na casa: o aroma de citronela tem componentes que ajudam no combate aos mosquitos, além de trazerem mais sensação de limpeza para a casa.

Dica na decoração: Propositalmente escolhi uma foto ilustrativa (à direita) com um difusor na janela. É uma ótima opção para decorar e fica lindo ali pertinho da banheira. Mas, quanto mais perto de áreas de circulação de ar, menos o aroma vai durar.

O difusor de palito/vareta é muito charmoso e fica ótimo em banheiros, quarto, sala… Hoje em dia há muitos modelos diferentes, com frascos dos mais diversos, para combinar com o estilo da sua casa.

Aromatizador Spray

O aromatizador spray é uma alternativa muito prática que, aliás, adoramos por aqui. O melhor do spray é que é possível controlar. Você pode liberar a quantidade de perfume e a frequência. Se quiser espirrar apenas uma vez, fique à vontade. Mas, se o aroma é bem suave e vale apertar um pouco mais, também é possível. No mercado você consegue encontrar o spray automático, que também te permite programar o quanto quer vai querer.

Dica de aroma: Cada ambiente pede um tipo de aroma. Mas, não só o ambiente como também o momento. Você pode, no mesmo ambiente, usar cheiros diferentes em horas diferentes. Se estiver na sala, com visitas, pode usar um cheiro. Mas, se estiver na sala querendo ver um filminho e relaxar no sofá, pode escolher outro. Vamos deixar mais detalhes para o próximo post.

Dica na decoração: Quem disse que não dá para incluir o aromatizador spray na decor? Dá sim! Há muitos modelos diferentes de embalagens e tamanhos. Você pode colocar onde melhor combinar com a embalagem escolhida: em um espaço da estante, na pia do banheiro…

Não poderíamos deixar de dizer que lançamos o nosso próprio aromatizador spray – com uma fragrância INCRÍVEL! Você pode acessar nossa loja, aqui no site, e levar pra casa o cheirinho do nosso Apto. E, já que amamos decoração, produzimos uma caixinha personalizada para você aproveitar e decorar algum cantinho da sua casa também. Olha só:

Difusor de Nebulização e ultrassônico

O difusor de nebulização e o ultrassônico são nossas últimas dicas de cheirinho para casa. Mas, são tão bons quanto as outras opções. Para esses dois tipos de difusor há vantagens e desvantagens. Com o nebulizador você pode ter uma fragrância mais marcante e o cheiro tem um alcance maior no ambiente. Porém, ele é um pouco mais barulhento e caro também – já que você vai precisar colocar o óleo com mais frequência. Já o ultrassônico preserva os benefícios do óleo é bem mais silencioso e também econômico.

Dica de aroma: Você pode usar óleos essenciais que trazem benefícios à saúde, além de serem ótimos para limpar o ar do ambiente. Extra: O alecrim também é ótimo para descongestionar vias aéreas e trazer alívio a dores no corpo.

Dica na decoração: Nem todo difusor é tão visualmente bonito e versátil. Mas, você pode escolher um modelo mais discreto. Já que o difusor ajuda na qualidade do sono, você pode colocá-lo na mesa lateral do quarto, por exemplo.

Gostou das nossas dicas de cheirinho para casa?

Fique de olho aqui no blog para ver mais dicas de aromas e dicas para sua casa. E, fique de olho em nossa página no Instagram para acompanhar tudo o que acontece no @Apto161.

Até a próxima, beijos!