Bancadas de Porcelanato: o Must Have na hora de decorar

Bancadas de Porcelanato: o Must Have na hora de decorar

Muita gente ainda tem dúvidas sobre as bancadas de porcelanato, quanto à qualidade, preço, execução e resistência. Aqui no blog, por exemplo, já contamos como e porque escolhemos o porcelanato na bancada da cozinha, lavabo e banheiro da suíte. E hoje queremos, além de trazer mais informações, te inspirar com várias ideias que mostram toda versatilidade do porcelanato!

Por que bancadas de porcelanato ao invés do mármore?

Foi se o tempo em que pensar em bancada era pensar em mármore. Principalmente porque o mármore é poroso, mancha fácil e não é o melhor indicado para cozinha e lavanderia. Então, as bancadas de porcelanato se tornaram o must have nos projetos de construção e reforma, por causa do valor mais econômico e, principalmente, pela qualidade do material. Foi a solução perfeita para quem procurava um ótimo acabamento com um produto resistente de verdade. Mas, vale dizer que mexer com o porcelanato exige uma mão de obra especializada, que possa garantir uma execução que seja de fato excelente. Aliás, tão importante quanto escolher a matéria-prima é escolher bons profissionais para executá-la.

No primeiro post aqui do blog, falando sobre as nossas bancadas de porcelanato, colocamos uma comparação de valores reais, que vale à pena conferir! Lá nós contamos também sobre o tipo de porcelanato que usamos. É só clicar aqui para ver.

Execução das nossas bancadas

As bancadas de porcelanato aqui do apto 161 foram executadas impecavelmente pela LATINA CERÂMICA. Confiamos de olhos fechados e o resultado foi além do que poderíamos esperar. Eles entregaram no prazo e foram super organizados (quem já mexeu com obra sabe a importância que isso tem). Inclusive, este ano visitamos a Expo Revestir 2019 e ficamos encantados com a presença da Latina Cerâmica em tantos stands. Foram mais de 50 bancadas apresentadas além de 20 banquinhos e também assentamento de piso. Descobrimos que, na verdade, foi com assentamento de piso que a Latina Cerâmica começou a trabalhar.

Uma das coisas mais incríveis de ver, em uma boa execução de porcelanato, é o recorte das peças. De fato, o resultado final fica como uma obra de arte e com um design robusto sem ter como colocar defeito.

Onde usar o porcelanato?

É incrível como o porcelanato é tão versátil e também mais econômico que outros materiais. E não são só as bancadas de porcelanato que conquistaram as casas brasileiras. Ele também pode ser usado igualmente em nichos de banheiro, revestimento de churrasqueira, bancos, pisos, paredes e até mesmo no teto.

A variedade das peças também é muito importante. Elas podem ter os mais diversos tipos de acabamento tanto no corte como na aparência. Pode ser reto polido, boleado, chanfrado, cortes curvos, frisos e pingadeiras. Nas cores há uma infinidade de opções como o branco, preto, com cara de pedra natural, cimento queimado, etc.

Veja abaixo alguns exemplos que separamos, para diferentes formas de aplicação do porcelanato (fotos da Latina Cerâmica na Expo Revestir 2019):

Estilos de decoração com bancadas de porcelanato

Em todos os estilos imagináveis as bancadas de porcelanato são bem-vindas! Por causa de tanta diversidade de materiais e acabamentos é possível construir e complementar qualquer ambiente. Por isso, achamos tão importante pesquisar antes de fechar qualquer negócio. Não só nos cômodos modernos e clássicos, como também nos rústicos e industriais, o porcelanato se adéqua muito bem e se torna uma opção ímpar (que se destaca no meio de outros materiais).

Como a Latina Cerâmica também reproduziu diferentes estilos de ambientes na Expo Revestir 2019, vamos usar alguns exemplos de bancadas de porcelanato para banheiro e cozinha que encontramos por lá:

Bancadas de porcelanato na cozinha
Bancadas de porcelanato no banheiro
Ainda com dúvidas sobre as bancadas de porcelanato?

Não se preocupe! A gente sabe como é importante fazer uma boa escolha que não comprometa o projeto e a decoração. Sabemos como é difícil às vezes ter que decidir no meio de tantas opções. Apesar disso, se tem um item do apartamento que nós indicamos com toda a certeza é a nossa bancada de porcelanato. O produto em si já era surpreendente e a Latina Cerâmica conseguiu deixar a gente ainda mais apaixonado pela nossa cozinha e banheiros.

Vamos então aos pontos mais importantes que você precisa saber antes de fechar o seu projeto. Reunimos as perguntas mais frequentes sobre o assunto e pedimos para a Latina nos ajudar a responder:

1- As bancadas de porcelanato são muito frágeis?

Apesar de mais esbeltas que as pedras naturais, elas possuem reforços que as tornam bastante resistentes. O porcelanato é um material resistente. Se adapta inclusive às altas e baixas temperaturas. Como falamos, pode até ser usado para revestir lareiras e churrasqueiras.

O porcelanato não é frágil, como as pessoas geralmente pensam, mas grande parte do cuidado está na contratação de uma empresa especializada que pode garantir um excelente produto/serviço. A matéria-prima faz toda diferença!

As bancadas de porcelanato não riscam facilmente. Sobre a resistência à lascas e quebras é importante lembrar que, como qualquer outro material, demanda cuidados. Ela é bem resistente, mas pode ter algum dano se sofrer um impacto muito forte com algum objeto.

2- Qual o peso que pode ser colocado sobre as bancadas? Existe alguma sustentação na parte inferior?

Elas são instaladas com ferragens fabricadas especialmente para esse fim e em quantidades compatíveis com o tamanho de cada bancada. Em caso de ilhas uma mureta em alvenaria complementa a sustentação. Em questão de peso, nunca houveram testes, mas vamos considerar que não recomenda-se subir na bancada (sendo ela em porcelanato ou pedra natural) uma vez que essa não é a finalidade de uso.

3- O rejunte da bancada fica sujo ou com restos de comida?

Não. O que pode ocorrer é um discreto “escurecimento” com o tempo que pode ser facilmente evitado usando diariamente após o uso da bancada um detergente neutro e 1 vez por mês, se necessário, o uso de saponáceo cremoso para bancadas claras.

4- A Latina Cerâmica atende em outros estados? Tem diferença no valor final?

A Latina Cerâmica atende pouco fora do Estado de SP, justamente por causa da logística (deslocamento de equipe e frete) elevar o custo final (o valor da confecção das peças é o mesmo).

5- Quando comparado com o mármore, por exemplo, o porcelanato é a opção mais econômica?

Em 90% dos casos o porcelanato é mais vantajoso, em questão de valores, do que o mármore. Mas, vale lembrar que cada projeto é único. Tudo vai depender do tamanho das bancadas, quantidade de recortes, quantidade de emendas, tipo de cuba, se tem pé ou não, etc.

Tudo vai depender também do tipo de mármore ou granito que você vai comparar com o porcelanato. Sabemos que existem pedras muito baratas (por exemplo: a pedra São Gabriel). Outro ponto importantíssimo é que as marmorarias ganham no material e não na mão de obra.

6- As bancadas de porcelanato, especialmente na cozinha, ficam manchadas com o tempo?

Não! Esse é um dos grandes benefícios ao escolher o porcelanato. É super resistente à manchas, principalmente porque tem baixa absorção de água e sujeira.

7- A Latina faz a bancada com qualquer porcelanato ou precisa de uma marca específica?

A Latina faz com qualquer fabricante.


Gostaram das dicas? Ainda tem dúvidas? Comente aqui e deixe-nos te ajudar com esse passo importante da reforma! Fazer acontecer o projeto dos sonhos é possível. A bancada de porcelanato foi uma ótima alternativa para nós, talvez seja para você também 🙂

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.