O título desse post resume o que sinto quando vou à Feira na Rosenbaum! Nossa cultura materializada em objetos cheios de propósito, uma dose de inspiração que nos conecta às nossas raízes.
A feira, com curadoria da Chris Rosenbaum, fala e investiga a Alma Brasileira através do design, arte e das manifestações populares. Nessa última edição, em outubro de 2018, conheci o projeto Origens Brasil e o trabalho incrível dos artesãos da Ilha do Ferro, além de muitos convidados especiais, como o Carandaí 25, coletivo carioca que reúne marcas de moda e acessórios autorais.
Em mais de 6 anos de história, muitos projetos incríveis já foram abraçados. Instituto Kabu, Arte Tribal, Instituto A Gente Transforma, Migraflix, Feneart e agora ainda mais perto do Projeto Sertões, essa iniciativa incrível da Zizi Carderari.
Você sabia que na Ilha do Ferro vivem uma das maiores comunidades de artistas, artesãs e artesãos do Brasil? Eles viram na arte uma possibilidade de viver para além da agricultura e da pesca, atividades que têm ficado cada vez mais difíceis com as mudanças climáticas e as intervenções negativas do homem no meio ambiente. A arte e o artesanato ressignificaram suas vidas.
Outro destaque dessa edição foi o projeto Origens Brasil, iniciativa do ISA (Instituto SocioAmbiental e do IMAFLORA), criada com o objetivo de valorizar os produtos da sociobiodiversidade de populações tradicionais e povos indígenas. Uma ponte entre as criações desses povos e os consumidores, com economia transparente e valorização das histórias das pessoas por traz de cada produto! EMOCIONANTE!
As pequenas marcas sempre estão presentes e enriquecem a feira com itens super originais! Para mim, a melhor parte é conhecer a história por trás dos produtos. Converso com os artistas e percebo nitidamente que há muito amor envolvido, há um pedacinho deles em cada trabalho. Isso é lindo demais!
Thais Mor, por exemplo, lançou a Coleção CURA. Me contou que passou por uma fase conturbada e essa nova linha traz em suas porcelanas e cerâmicas palavras que curam! “Coragem para seguir e realizar o que você acredita. Hoje falo da minha experiência: para estar hoje onde estou, foi necessário muita coragem. Deixar o trabalho fixo. Me assumir como artista. Assumir os custos de um empreendimento, garantir uma cadeia produtiva justa, abrir mão dos prazeres do meio de onde vim, etc, etc. (…)”
Haviam outros 45 expositores de objetos e 40 de comida nesta edição e eu gostaria de falar um sobre cada um deles. De verdade! Não há nada sem uma linda história por trás. O post ficaria muito extenso, por isso convido você a visitar o perfil @feiranarosenbaum e conhecer um pouco mais!
Não fique triste se perdeu essa edição! Ainda tem mais duas esse ano! 🙂
– Feira na Semana Criativa de Tiradentes – de 18/10 a 21/10 . Evento inspirador que reúne palestras, exposições, conversas, oficinas e mais ações com o objetivo de valorizar raízes e fomentar a cultura criativa.
– Edição Especial de Natal em São Paulo – de 11/12 a 16/12 na Unibes Cultural !
Você já conhece a Feira na Rosenbaum? Se já foi, sei que não vai perder a próxima. Se ainda não conhece, já deixe na sua programação. É imperdível!!!
Com amor,