Receita de família: Rosbife, molho de tomate e bolo de laranja

rosbife com bolo de laranja e molho de tomate

Sabe que dia é hoje? Se você pensou em receita de família, certou! Mas, nesta semana, ao invés de uma, temos três receitas deliciosas. Eu te prometo que você vai ficar com água na boca. É um verdadeiro banquete!!!! Vamos fazer Rosbife, molho de tomate e bolo de laranja.

Nós fizemos uma live cozinhando ao vivo e está lá no IGTV do @Apto161. Você pode fazer enquanto acompanha nosso vídeo, aproveitar para dar muitas risadas e ver as dicas fantásticas que a Rô deu sobre panelas. Vamos começar com o rosbife?

Ingredientes para Rosbife

  • 1 peça de filé mignon limpo
  • Sal
  • Pimenta
  • Mostarda
  • 1 Cebola grande, picada
  • Manteiga e azeite
  • Frigideira de ferro (se possível)

Modo de preparo do rosbife

  1. Coloque a panela de ferro no fogo e deixe esquentar bastante (sem colocar nada ainda);
  2. Coloque uma colher generosa de manteiga, na frigideira e colocar um pouco de azeite;
  3. Peque a peça do filé mignon, limpe e tempere com sal, primeira e mostarda. De preferência deixe temperado 1 dia antes do dia de preparo;
  4. Coloque a carne (em peça) na frigideira e não mexa. Se você mexer ela vai cozinhar ao invés de fritar. Apenas vire os lados (6 a 8 minutos de cada lado). Use a chama mais alta do seu fogão;
  5. Quando estiver formando uma crosta é que está bom. Vire nas laterais para o rosbife ficar com crosta em todos os lados;
  6. Depois que todos os lados estiverem com essa crosta, retire da panela e veja se o ponto da carne está do jeito que você deseja. Se ainda estiver cru, volte para a frigideira e continue virando os lados do rosbife no fogo.
  7. Depois da carne pronta, coloque cebola na mesma frigideira que o rosbife foi feito. Raspe o fundo da panela com a cebola, para pegar todo o sabor. Se quiser adicionar vinho tinto, fique à vontade – adicione nesse momento na cebola. Você pode colocar cogumelo também nesse momento se quiser.
  8. Prontinho!!! Adicione a cebola no rosbife e bom apetite 🙂

Depois me diz se não foi o melhor rosbife que você já comeu na vida! Nossa, por aqui foi um sucesso que só. Muito obrigada Rô, por essa super receita!

Olha isso!!!!! MEU DEUS DO CÉU, consigo lembrar do sabor até agora!

Agora vamos para nossa segunda receita. Você vai ver que na live está tudo junto e misturado. Fizemos tudo ao mesmo tempo!!! Mas, aqui eu decidi colocar o rosbife primeiro, porque é o prato principal!

Já o molho de tomate é para o macarrão que você pode substituir por qualquer outra coisa. Pode fazer um rosbife no pão, como a Rô também indicou. Você decide.

Os Ingredientes para o molho de tomate

  • 1kg de tomate italiano maduro
  • 1 cebola grande picada
  • Alho a gosto (8 dentes de alho pelo menos)
  • 1 lata de tomate pelado
  • Coentro
  • Sal
  • Pimenta
  • 1 colher de sopa de Manteiga
  • Azeite

Essa receita de molho de tomate pode ser usada para tudo: pizza, macarrão, acompanhamento de cachorro quente, etc. Com os ingredientes acima você serve bem 4 pessoas. Se quiser aumentar a quantidade, precisa dobrar a receita proporcionalmente.

Modo de preparo para o molho de tomate

  1. Escolha uma panela de tamanho grande;
  2. Coloque a panela no fogo com azeite e manteiga e depois adicione a cebola picada. Mantenha o fogo médio para alto;
  3. Adicione o alho quando a cebola estiver dourada (para não correr o risco de queimar o alho, se colocar primeiro);
  4. Adicione o tomate picado e sem pele na panela. Mexa o tomate na panela, tampe e coloque em fogo baixo por 30 minutos. Quanto mais tempo você deixar, mais ele fica apurado (a água vai soltando…). De vez em quando mexa para para garantir que não está queimando e mantenha a panela sempre fechada;
  5. Depois dos 30 minutos adicione a lata de tomate pelado (não substitua por extrato de tomate, porque corre o risco de ficar muito ácido). Não adicione água em nenhum momento dessa receita do molho;
  6. Continue com o molho no fogo e adicione os temperos e manteiga.
  7. Desligue o fogo quando tudo estiver bem misturado e separe para adicionar na receita que quiser. Nós aqui colocamos em um macarrão.

Os Ingredientes para o bolo de laranja

  • 250 gramas de margarina
  • 2 xícaras cheias de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 xícaras cheias de farinha
  • coloque 1 colher de sopa de fermento
  • 1 xícara de suco de laranja (3 laranjas limas)
  • apenas 1 pitada de sal
  • 1 colherzinha de essência de baunilha
  • 1 maracujá
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo do bolo de laranja

  1. Faça a separação das claras e gemas do ovo. E coloque as claras na batedeira para fazer claras em neve (na velocidade média para alta). Coloque uma pitada de sal na clara em neve (antes de começar a bater). Reserve;
  2. Coloque em outra tigela as gemas com a margarina, açúcar peneirado e a baunilha. Bata esses ingredientes na batedeira (velocidade baixa);
  3. Pré-aqueça o forno a 180ºC;
  4. Unte a forma;
  5. Pare de bater e adicione a farinha peneirada e o suco de 3 laranjas. Volte a bater na mesma velocidade;
  6. Adicione o fermento e deixe incorporar;
  7. Misture suas claras em neve com a farinha (na mão, para deixar bem aerada – ou na primeira velocidade da batedeira Kitchen Aid).
  8. Coloque no forno por 40 minutos. Não abra a porta do forno!!! Dica sagrada da Rô!! ❤
  9. Depois do tempo, enfie um garfo e veja se sai limpinho!!
  10. Para a cobertura misture as 2 colheres de sopa de açúcar com o maracujá e não esquente. Tem que ser em temperatura ambiente.

Sério, eu nem sei explicar como essas receitas foram especiais!

Aliás, como o quadro se chama ‘receitas de família’, vale lembrar que a receita de hoje é da família maravilhosa da Roberta Couto (Robs Couto). Ela conta que macarrão (spaguetti) com rosbife é tradição na família há anos. O prato é o carro-chefe de TODO almoço de domingo. Já foi o prato principal do casamento da irmã da Rô, formatura, todos os natais da família…

Você consegue imaginar que incrível? Eu fiquei muito feliz em saber que a Rô iria dividir isso com a gente, porque é exatamente a essência do que quero trazer aqui. Que sejam receitas que marcaram a família de alguém.

Eu estou muito grata de poder espalhar essas receitas aqui. Espero te ajudar a ver como é tão especial o que tem por trás de uma refeição. Não é só um momento para comer, mas reunir pessoas que amamos, risadas, conversas boas, ocasiões especiais… É isso!!!

rosbife molho de tomate e bolo de laranja
Sério, só mais uma foto! Porque eu fiquei apaixonada!!!!

Se você quiser ver mais receitas, corre aqui no blog e também lá no IGTV! E se você fez a receita aí na sua casa, comenta aqui que eu quero saber como ficou!!!

Rô, se você ver esse post, muito obrigada!!!! Você marcou nossa pequena família por aqui. Não vou esquecer nunca mais!

Beijinhos!!!

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.