O Segredo da Dinamarca e o Povo mais Feliz do Mundo!

o segredo da dinamarca apto 161 foto da May sorrindo

Você já parou para pensar no que significa felicidade para você? Ou melhor… O que você acha que seria capaz de tornar as pessoas mais felizes? Eu vou te dar uma ajudinha para responder, usando um pouco do que aprendi ao ler: “O segredo da Dinamarca” (Hellen Russell).

Primeiramente, esse é um livro fantástico e já deixo aqui minha recomendação de leitura! A autora descobriu o segredo da Dinamarca ser considerado o país mais feliz do mundo, e decidiu nos contar – de forma envolvente.

Por isso, eu não poderia deixar de vir aqui dividir essa minha descoberta também! Aliás, você sabe que nosso lema aqui é ‘por uma vida mais leve e feliz‘ e acho que essa dica pode te ajudar…

COMO VIVEM OS DINAMARQUESES?

Para entender como e o que eles descobriram, preciso te dar algumas informações prévias.

Em primeiro lugar, a Dinamarca é um país tipicamente frio, que escurece às 16h durante o inverno. Isso faz com que as pessoas fiquem mais tempo em casa, já que a carga horário de trabalho também não é muito grande.

Já que uma das coisas que eles valorizam muito é o tempo com a família, hora extra não é algo que eles aceitam bem. Nem mesmo uma carga de trabalho como temos aqui. Isso lhes permite estar com a família e amigos próximos na maior parte do tempo.

Além disso, a Dinamarca está entre os 3 países com menor desigualdade social no mundo!

Esses e alguns outros motivos, fizeram os Dinamarqueses descobrirem um estilo de vida mais caseiro e aconchegante. Como o inverno é muito escuro, eles precisam usar mais luzes e até mesmo transformar o lar em um lugar muito bom para estar.

o que os dinamarqueses descobriram?

Acredite ou não, ficar mais tempo em casa fez os dinamarqueses descobrirem a felicidade! E eu amei isso! E, separei uma lista com os principais segredos dos dinamarqueses:

01. A aparência da casa importa

Passar muito tempo em casa fez eles descobrirem que poderiam transformar o lar em um lugar maravilhoso para se viver. Deixando-o mais aconchegante e acolhedor. Por conta disso, eles investem muito na decoração de ambientes e não economizam muito quando o assunto é casa.

Mesmo com altos impostos, eles ainda investem muito dos recursos para criar um lar que eles amem estar;

02. Os dinamarqueses valorizam muito a família!

Para eles a família tem um lugar primordial e esses relacionamentos são levados a sério. Vender as férias do trabalho ou perder um aniversário do filho, é algo que eles definitivamente não fariam;

03. Hora da brincadeira!

Assim como o tempo em família é o tempo que eles separam para brincadeiras. Os dinamarqueses amam noite de jogos, seja com a família ou amigos. Aliás, qualquer tipo de brincadeira que eles possam se divertir (mímica, desenhar caricatura, tabuleiro, etc.);

04. seja generoso!

Aliás, os dinamarqueses amam compartilhar. Sabe o famoso ‘pedir um pouco de açúcar para o vizinho’? Eles não pensariam duas vezes. Essa cultura de compartilhar as coisas os torna mais generosos e empáticos com o próximo;

05. Confie mais…

Confiança também faz parte da nossa lista com o segredo da Dinamarca. Talvez pelas questões climáticas, segurança e toda a qualidade de vida, eles confiam muito nas pessoas. É comum que as mães até deixem carrinhos, com os bebês dentro, do lado de fora de alguma loja enquanto fazem compras. E até a casa destrancada.

Isso é incrível, não só pela segurança, mas porque eles não vivem relacionamentos carregados de desconfiança. Por isso, eles acreditam mais nas pessoas ao redor;

06. Libere endorfina!!!

Os dinamarqueses liberam o hormônio do bem estar mexendo o corpo. Isso vale para dança, sexo, exercícios, e tudo o que deixa o corpo ativo.

07. Comemore!

Se não foram eles que inventaram a comemoração dos mesversários dos bebês, devem ter chegado perto disso! Os dinamarqueses gostam de comemorar tudo o que puderem. É festinha para tudo!!! Além disso, eles valorizam muito uns aos outros, sempre elogiando e se orgulhando do que fazem bem.

08. Cultive o contentamento

Os dinamarqueses aprenderam a viver sem estresse, cultivando uma vida de contentamento com o que se tem… Os paulistas, mais acostumados com tantas opções de lugares e lojas, levariam um tempo para a adaptação na Dinamarca. Eles não têm tantas variedades, como nós, e vivem felizes assim.

09. Todo trabalho é digno

Na Dinamarca homens e mulheres fazem os mesmos tipos de trabalho, doméstico ou não. Cuidar do bebê e fazer comida não é só para mulheres. Na casa as tarefas são divididas por igual e ninguém reclama por ter que fazer isso.

10. pratique Hygge

Essa palavra é usada para falar de aconchego, aproveitando as coisas mais simples da vida. Pode ser tomando um chá enquanto lê o livro favorito, fazendo uma receita de deliciosa ou acendendo uma vela em um dia mais frio…

O que eu aprendi com o segredo da Dinamarca

Você consegue ver quanta coisa incrível é possível aprender com os dinamarqueses? Aliás, eu pude perceber que o segredo da Dinamarca é a união de todos esses pontos.

Valorizar a família, cuidar bem da casa, ser grato, comemorar as pequenas coisas e tirar um tempinho de aconchego… Acho que isso também me faz feliz!

E, mesmo estejamos distantes, geograficamente falando, essas são coisas que podemos fazer em qualquer lugar. É mais sobre como olhamos para as coisas e o que realmente valorizamos…

O segredo da Dinamarca e a Psicologia Ambiental

Que os dinamarqueses são donos de um bom gosto para decorar a gente já sabe. O estilo escandinavo, com muitas velas (um dos países que mais consome vela), almofadas e luzes, é mesmo lindo!

Mas, acho que isso tem também muito a ver com a Psicologia Ambiental – que fala exatamente sobre como o ambiente interfere no nosso comportamento.

Por isso, acho que cuidar da nossa casa, com itens de decoração que contam nossa história, sendo gratos pelas coisas mais simples (como o pôr do sol), tornam nossa vida mais leve… e, consequentemente, mais feliz!

Eu vou sempre defender isso aqui! E, por isso, me identifiquei tanto com o segredo da Dinamarca.

Dá para imaginar que eles são felizes com coisas que nós podemos fazer também? E, por que não praticarmos isso também?

Dicas para fazer o segredo da Dinamarca em qualquer lugar

Para você ver como é possível, fiz uma lista para você colocar em prática aí também!

  1. Seja intencional em ter momentos em família. Aliás, faça momentos de jogos, de conversar sobre tudo e nada, ouça as pessoas que estão perto. Evite desmarcar momentos com a família;
  2. Cuide da sua casa, com coisas que te trazem lembranças felizes. Seja investindo em uma cama confortável, lençóis que te abraçam, ou usando velas, luzes, cores…
  3. Cuide de você! Fique Hygge mais vezes na semana. Tente priorizar coisas que você pode fazer por si mesmo (a) .Com certeza te indico Spa em casa, já que sempre falamos disso aqui;
  4. Pratique a gratidão. Ou seja, busque ser mais grato (a) com o que você já tem e busque confiar mais nas pessoas que estão perto, até elas te provem o contrário.

É isso!!! Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais da Dinamarca e desses hábitos tão lindos!

Aliás, voltando à pergunta inicial: o que é felicidade para você? Comente aqui!!! 🙂

E, já que você está aqui… não se esqueça de nos acompanhar lá no Instagram @Apto161!

Beijos

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.