Como Separar o lixo de casa e reciclar corretamente?

Como Separar o lixo de casa e reciclar corretamente?

Você já ficou com dúvida na hora de separar o lixo de casa? Então, acompanhe nossa dica de hoje para você nunca mais errar.

Falar de sustentabilidade e atitudes que contribuem para o meio ambiente é algo que amamos fazer por aqui. Nossas escolhas para o @Apto161 foram e são, até hoje, muito bem pensadas! Você pode conhecer nossa bancada de porcelanato que agride menos do que o mármore, por exemplo. E por aí vai… Então, não poderíamos deixar de mencionar algo que diariamente nos exige cuidado e que faz uma diferença GIGANTESCA: o lixo.

Parece tão simples, mas não é. Reciclar é algo que a gente tem que fazer consciente, apesar de se tornar natural e cada vez mais comum. Aliás, é na correria do dia que temos uma urgente tarefa: aprender a encaixar a reciclagem na nossa cultura. Em outras palavras, é transformar reciclagem em um hábito assim como escovar os dentes. Quer saber como fazer?

Como SEPARAR O LIXO ORGÂNICO?

O que vai para o lixo orgânico é mais fácil de identificar. É todo lixo proveniente de vegetal ou animal. Por exemplo: restos de comida, ossos, cascas de ovo, papel higiênico usado… Para separá-lo é simples.

O lixo orgânico vai direto para o aterro, então, por isso, vale atentar para algo que não é lixo orgânico: roupas usadas. Se você quer que sejam reaproveitadas, não coloque no lixo. Faça um bazar ou doe para alguém que você sabe que precisa.

Agora, você sabia que nem todo tipo de papel pode ser reciclado? Isso mesmo! Já que nem todo papel tem a mesma composição, alguns vem parar aqui no lixo orgânico: papel carbono, papel sujo ou engordurado, papel de extrato bancário, papel de fotografia, papel de fax, etiqueta adesiva, papel celofane.

Plásticos metalizados, como as embalagens de salgadinho, também não são recicláveis. Nem mesmo as esponjas de aço. Lâmpadas e espelhos também, nem pensar!

Viu só? Tem muita coisa que, infelizmente, não conseguimos reaproveitar.

Como separar o lixo reciclável?

No lixo reciclável vai todo tipo de item que pode ser reaproveitado e volta para a sociedade. Além disso, você mesmo pode fazer o reaproveitamento de alguns materiais em casa mesmo. Algumas embalagens, até de vidro, são tão lindas que você pode usar na sua casa como mini vaso de planta. Fica lindo! Mas, também precisamos saber reciclar o restante das coisas. Anote aí:

  • PAPEL: O ideal é juntar uma boa quantidade de papel e colocá-los em uma caixa (que também será reciclada). Evite os papéis amassados, porque isso dificulta na hora de reciclar. Muitos acabam se perdendo, inclusive na hora da triagem. Melhor mesmo é garantir que estejam inteiros ou rasgados ao meio. Pode reciclar: cartolina, papel sulfite, revistas, jornais, embalagens de embrulho, papel seda, papel de desenho e caixas de papelão em geral. Os papéis que estão presentes nos materiais de escritório, em geral, são recicláveis.
  • VIDRO: O vidro é um material incrível, que pode ser muito bem reaproveitado. Pode reciclar: Garrafas de bebidas (cerveja, vinho, suco e outros), pratos e copos quebrados, cacos de vidro em geral, frascos diversos (molho, remédio, perfume…).
  • METAL: Descartamos muito metal da cozinha, por causa das embalagens de alimento. Pode reciclar: latas de refrigerante, de milho e ervilha, de sardinha, de aveia, de achocolatado, de biscoitos, de chá, etc. Pode também tampa de iogurte, papel alumínio, forma de bolo de alumínio, panela de alumínio, arame e fio de cobre.
  • PLÁSTICO: Infelizmente ainda há muita produção e consumo exagerado de plástico, quando poderíamos nos reabituar a outros materiais. Mas, você pode reciclar: garrafas pet, frasco de shampoo, escova de dentes, tampas plásticas, copos, baldes, utensílios domésticos, isopor, sacola, tubos de caneta, banheira infantil, brinquedos de plástico, etc.

Dicas extras

Algumas coisas parecem bem óbvias, mas não são. Por isso, temos aqui algumas dicas extras que seria legal você saber ou lembrar:

  • As sacolas plásticas de supermercado são realmente vilãs do meio ambiente. Elas levam cerca de 400 anos para se decompor, além de serem produzidas em quantidades gigantescas (quase 1 trilhão por ano). É assustador pensar em todos os números! Mas, com certeza há uma solução: leve sua própria sacola sustentável ao supermercado. Você vai fazer um grande favor ao meio ambiente. Para não esquecer, deixe bem dobrada dentro da bolsa ou no carro.
  • Anote os dias de coleta de lixo reciclável e apenas coloque na rua no dia certo. O caminhão de lixo vai recolher o que você colocar lá fora e não conseguem identificar se é reciclável ou não. Para quem mora em condomínio que faz coleta, é um pouco mais fácil nessa parte.
  • Na hora de separar o vidro para reciclagem é importante lembrar de embrulhá-los antes de descartar (para evitar algum acidente com os coletores).
  • Para separar o lixo reciclável lave as embalagens antes. Nem todo mundo pensa nisso, mas é necessário! Outras pessoas vão separar aquele lixo depois. Pense nisso. Para garrafas, se possível, coloque cada uma de boca para baixo até que escorra todo o líquido, antes de jogar fora. Lave os potes e latas que contém restos de alimento. Você pode reaproveitar a água da chuva para isso ou na pia, bem rapidinho enquanto também lava suas louças.

Gostou das nossas dicas de como separar o lixo? Então, corre e avise todo mundo de casa para fazerem certo na próxima vez que colocarem o lixo pra fora! Esse assunto é super importante e a gente tem muitas outras dicas de como contribuir com o meio ambiente a começar do nosso lar. Fique ligado aqui no blog e também acompanhe tudo o que acontece no @Apto161 pela nossa página no Instagram!

Quer mais dicas como essa? Comente aqui! Diz o que você achou e como tem sido a sua experiência de reciclagem!

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.