Árvore frutífera em apartamento: espécies, dicas e cuidados!

árvore frutífera na varanda

Você mora em apartamento e já pensou em ter uma árvore frutífera? Eu sempre namorei essa ideia e finalmente agora o @apto161 tem uma Jabuticabeira, que é a coisa mais linda desse mundo!

Não estava nos nossos planos recentes essa mudança, mas tínhamos uma Ficus Lyrata que ficava na varanda e estava ficando com as folhas queimadas. Já que na varanda o sol é direto, deveria ter ali uma planta que precisasse dessa quantidade toda de iluminação. Não pensei duas vezes: árvore frutífera. E assim foi, ficamos muito felizes!

Mas, como eu recebi muitas dúvidas, fiz uma pesquisa para saber também sobre outros tipos de árvore frutífera para você ter uma ideia do que pode ter aí no seu apartamento também.

Cuidados gerais para árvore frutífera

Geralmente a árvore frutífera precisa de muita iluminação direta. Aliás, sol é algo que faz muito bem, assim como regas constantes. Mas, cuidado para não encharcar muito para que as raízes não apodreçam.

Avalie bem o cantinho que você vai querer colocar sua árvore frutífera, garantindo que vai ter toda a luz solar que ela precisa.

Esse tipo de árvore costuma crescer muito. Por isso, é importante que você faça as podas no tempo certo e fique de olho no vaso escolhido para acomodá-las bem.

Há 4 tipos de poda que você pode fazer:

  • Formação (acontece no início, para que galhos e tronco tenha forma correta);
  • Limpeza (acontece durante toda a vida, para tirar partes indesejadas);
  • Frutificação (para refrear o excesso de vegetação);
  • Verde (acontece quando a planta está vegetando, para melhorar a qualidade dos frutos).

Além de precisar fazer as podas, você precisa fazer a adubagem correta. Use uma composição rica para a terra, como borra de café, casca de ovo, húmus de minhoca, etc. Sempre verifique antes a espécie que você deseja e qual cuidado específico você tem que ter com ela.

Árvores frutíferas que você pode ter

Há diversas espécies que você pode ter no seu apartamento. Mas, se você não tem o costume de ter plantinhas, é melhor começar com uma árvore frutífera pequena. Te recomendo começar pelo tomate (já que o vaso não precisa ser muito grande). Assim você vai sentindo como ele vai se desenvolver na sua casa e também você vai ganhando mais prática.

Um dos segredos está na hora de comprar sua árvore. Escolha mudas que foram cultivadas especificamente para produzir em vasos. Lembre que na maioria das vezes o vaso precisa de 20 litros (40 centímetros de diâmetro) pelo menos.

São muitos benefícios para ter uma árvore frutífera em casa. Desde prevenção de doenças (como o câncer, por exemplo), até vitaminas e um produto que você mesma cultivou. Elas têm antioxidantes e as orgânicas são livres de agrotóxico. Além disso, se você quiser pode ter várias árvores de uma só vez. Aqui eu já criei a minha mini hortinha.

Olha quantos frutos você pode ter no apartamento: acerola, amora, limão siciliano, carambola, laranja, jabuticabeira, romã, cereja, tomate, goiaba, etc.

Escolhi alguns e trouxe informações que você vai gostar de saber:

Cerejeira:

árvore frutífera cerejeira

A cerejeira precisa de um solo profundo, bem drenado e rico em húmus. Sua colheita acontece entre Outubro e Dezembro.

Amora:

árvore frutífera amora

Olha que linda a Amoreira. Ela precisa ficar sempre úmida (mas não encharcada). Cresce muito bem em clima tropical e a colheita acontece entre Setembro e Outubro.

Tomateiro:

árvore frutífera tomate

O tomate precisa de ter a raiz sempre úmida e a colheita acontece entre o início do Verão e o final do Outono. É importante que você mantenha o tomate no vaso proporcional à sua altura. Conforme ele vai crescendo, você precisará de um vaso novo.

Limoeiro:

Já pensou em ter um pé de limão siciliano em casa? Eles são lindos! Mas, existe muito cuidado, principalmente com a iluminação (muito sol) e regas constantes. Se você mora em um lugar muito seco ou frio, precisa cuidar para que seu limoeiro não fique ressecado.

Você precisa mantê-lo em solo leve e bem drenado. O ideal é que seja bastante rico em fosfato e nitrogênio. A colheita acontece o ano todo.

Jabuticabeira:

Jaiminho aprovou nossa Jabuticabeira <3

A Jabuticabeira precisa de pelo menos 6 horas de sol direto. É bastante mesmo! E a colheita acontece geralmente entre Setembro e Dezembro.

 ❤ 

Gostou da ideia de ter uma árvore frutífera em casa? Se você tem muito espaço, pode ter muitas ao mesmo tempo. É importante lembrar que árvore é um exercício de paciência e eu aprendo muito com elas. Algumas levam até 7 anos para começar a dar fruto e enquanto isso você precisa apenas cuidar com muito amor. Depois, no tempo certo, ela começa a dar bom fruto, que você tanto esperou.

Quando for comprar sua árvore pergunte e estude bem sobre os cuidados específicos e o local que ela vai ficar em sua casa.

Se você quiser ver mais da nossa Jabuticabeira, corre para o nosso Instagram @apto161 e veja nosso dia a dia por lá – e mais dicas aqui no blog!

Beijinhos

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.